Temos responsabilidade e compromisso nos cuidados com o Meio Ambiente.

Pequenas ações fazem toda a diferença

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da ONU, por ano são produzidas mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos no mundo.

O planeta Terra tem 7,6 bilhões de habitantes, e para suprir o uso de recursos e absorver todo o lixo gerado pela humanidade, seria necessário, hoje, pelo menos 70% de outro planeta Terra!

Mas essa opção não existe, certo? Este planeta é o único que temos, é o nosso lar e é graças a ele que podemos sobreviver. Por isso, é muito importante buscar alternativas de produção cada vez mais sustentáveis e com menor impacto possível no meio ambiente.

Meio Ambiente

O compromisso da Agropecuária Carboni

A Agropecuária Carboni tem entre os seus valores a responsabilidade com o meio ambiente. Há uma preocupação muito grande, principalmente, com a destinação final dos dejetos suínos produzidos nas granjas. 

Para uma destinação adequada do dejeto de suínos, é preciso pensar nele não como um produto contaminante ou poluente, mas sim como um subproduto da suinocultura, que pode ser transformado em algo positivo.

Por isso, a Agropecuária Carboni destina os dejetos para duas maneiras de utilização:

COMPOSTAGEM

A compostagem é um método para o tratamento de dejetos. O sistema, denominado Unidade Mecanizada e Automatizada de Compostagem dos Dejetos Líquidos de Suínos, nada mais é do que a ação de bactérias aeróbias (que precisam de oxigênio), desenvolvidas durante a fermentação dos dejetos em uma leira de compostagem, que precisa estar constituída de serragem ou maravalha (ricos em carbono).

Com uma unidade mecanizada de compostagem, com helicóides que giram dentro do composto para revolver o material junto com o dejeto suíno líquido, gera-se calor e acontece um desprendimento do gás carbônico e vapor de água.

Meio Ambiente
Meio Ambiente

Ou seja, com o movimento e o calor gerado pela máquina, a água do dejeto será evaporada, restando apenas os nutrientes. Com a temperatura gerada no processo, todos os microrganismos patógenos são eliminados. Este composto permanece na composteira durante um ano sem precisar da substituição da serragem ou maravalha.

Após este período, o produto final será um composto orgânico muito rico em nutrientes e matéria orgânica, que serve para uma adubação muito fértil a qualquer tipo de solo e planta, seja para os vasos de flor da sua casa ou para um cultivo de produtos alimentícios.

O resultado é um produto 100% orgânico, que além de nutrientes, possui capacidade de melhorar a qualidade do solo e propiciar o melhor aproveitamento dos nutrientes contidos no solo.

A Agropecuária Carboni transformou este composto 100% orgânico em um produto, que está disponível para venda.

DEPOSIÇÃO

Em outras duas granjas da Agropecuária Carboni é utilizado o sistema de distribuição do dejeto líquido em áreas agricultáveis. Este processo consiste na retenção do dejeto por um período de 120 dias, necessário para sua maturação e estabilização.

Após este tempo, os nutrientes presentes no dejeto podem ser usados nas plantas, transformando-se em um adubo líquido muito eficaz. O produto aumenta a qualidade do solo e ajuda a reduzir o uso de adubos químicos.

A empresa está construindo biodigestores que, além de ajudar na estabilização do dejeto suíno, traz o benefício de aproveitamento do biogás gerado durante este processo. Este biogás, rico em gás metano, será usado no aquecimento das granjas e, futuramente, espera-se aproveitar o recurso para a produção de energia elétrica ou transformação de veículos a biogás.

OUTROS RECURSOS REPENSADOS

Ao usar o dejeto de suínos como um subproduto da suinocultura, e não ver isso como um problema, a Agropecuária Carboni consegue manter uma alta produtividade com menor custo de adubação nos mais de 300 hectares de cultivo em lavoura, e mais de 460 hectares de pastagem perene.

Além da preocupação com os dejetos, a Agropecuária Carboni também implementou outras ações para diminuir o impacto no meio ambiente de diferentes maneiras dentro da empresa. Por exemplo, todas as residências que possuímos nas áreas rurais para moradia dos nossos colaboradores são dotadas de sistema de tratamento individual do esgoto gerado.

Também temos investido em um sistema de captação de água da chuva com armazenagem em cisternas. Esta água é usada para o consumo animal, já que é uma água nobre e natural. O sistema, aliado ao plano de prevenção e manutenção da parte hidráulica, evita desperdícios de água e de energia em todas as nossas instalações.

Com a utilização da água da chuva, estamos reduzindo o consumo das águas subterrâneas. A água é um bem precioso, e temos que usá-la de forma consciente.

Nós nos preocupamos com o meio ambiente, e procuramos tomar atitudes pensando tanto nas gerações atuais como nas que ainda estão por vir. Ajudar a preservar nosso planeta é um dos nossos principais compromissos.